Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Riscos e Recomendações

A segurança de dados, sistemas, redes e infraestruturas conectadas é uma importante dimensão para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais conectada. Os riscos associados à crescente digitalização do Brasil alcançam os diversos setores envolvidos na cibersegurança. Ao mesmo tempo, cada um desses setores enfrenta esses desafios de maneira específica.

 

Mais do que isso, cada setor sabe muito sobre seus riscos, mas não compreende a interdependência e os desafios compartilhados.  É por isso que, ao longo 2020 e 2021, trabalhamos com especialistas de diferentes setores no desenvolvimento de um mapa de riscos digitais que pudesse auxiliar no processo de construção de uma visão ampliada sobre segurança digital no Brasil.



O documento “Mapeamento de Riscos Digitais: uma ação multissetorial para segurança digital no Brasil” apresenta as principais tendências de riscos digitais para a próxima década e recomendações para a sua mitigação de maneira a construir um ambiente digital mais seguro.