Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Programa Estratégico de Defesa Cibernética (2017) - 3159

Aprovada pela Portaria nº 061/EME (Boletim do Exército), essas diretrizes têm as finalidades de regular as medidas necessárias à implantação do CDCiber e elencar as principais atribuições e responsabilidades dos diferentes órgãos comprometidos com as ações que darão efetividade à referida Portaria. Houve nova redação dessa em 21/03/2016 e uma última em 31/10/2016. O Programa Estratégico de Defesa Cibernética foi criado, então, com o obejtivo de gerar capacidades e desenvolver doutrinas que possibilitem ao exercito brasileiro a capacidade de atuar no espaço cibernético “com os decorrentes benefícios para a atividade de Comando e Controle nos níveis estratégico, operacional e tático”.

Saiba mais