Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-Gov) - 3138

Pela Portaria nº 17, de maio de 2004, o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) instituiu “um grupo de trabalho com objetivo de implantar as medidas administrativas necessárias à criação de um Centro de Tratamento de Incidentes em Redes de Computadores”. Pela Portaria nº 56, no final do mesmo ano, houve então a criação do CTIR-Gov de modo informal, quando a Secretaria Executiva do GSI remanejou pessoas e montou uma equipe para iniciar os trabalhos de “receber, analisar e responder a notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança em computadores”. Em 2004 a Portaria nº 13 deu competência à Coordenação-Geral de Tratamento de Incidentes em Rede (CGCTIR) e denominou o CTIR Gov. O nome “Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos” consta desde o Decreto nº 10.363 (21/05/2020).

Saiba mais