Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) - 3126

Criada pelo Decreto nº 4.801, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) possui como objetivo a formulação de políticas públicas e diretrizes das relações exteriores e defesa nacional do Governo Federal. Esse decreto foi revogado pelo de nº 9.819 (03/06/2019) e, na estrutura organizacional da Câmara dos Deputados para segurança cibernética, há também a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO). E, no Senado Federal, há a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI).

Saiba mais