Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Coordenação-Geral de Tratamento de Incidentes em Rede (CGCTIR – DSIC) - 3137

Pelo Decreto nº 5.772, a Coordenação-Geral de Tratamento de Incidentes em Rede (CGCTIR) é subordinada ao DSI. Essa coordenação geral terá suas competências definidas em 2017 pela Portaria Ministerial nº 91. Dentre suas atribuições estão: (I) operar e manter o próprio CTIR Gov, (II) promover o intercâmbio científico-tecnológico, (III) “apoiar órgãos e entidades do governo nas atividades de tratamento de incidentes de redes de computadores”, (IV) “acompanhar e analisar tecnicamente os incidentes de segurança nas redes do governo”, entre outras.

Saiba mais