Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação 2016-2022 - 3134

A Estratégia estabelece um horizonte de prioridades para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No que tange a segurança das TICs, o documento toca nos seguintes pontos: (1) maior segurança do Sistema Integrado Nacional; (2) fortalecimento da indústria de tecnologia digital e de segurança cibernética crítica para a competitividade produtiva, a valorização da capacidade de expressão e opinião e a segurança nacional; (3) fortalecimento do Centro Nacional de Defesa Cibernética (CDCiber), com fomento à pesquisa e ao desenvolvimento em defesa cibernética, e da indústria de segurança cibernética para a competitividade produtiva.

Acesse o documento