Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança. 

 

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Guia de Referência para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação - 3141

As áreas prioritárias das Infraestruturas Críticas são expressas nos incisos de I a V do art. 3º da Portaria nº 02 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, de 8 de fevereiro de 2008, sendo elas, respectivamente: Energia, Transporte, Água, Telecomunicações e Finanças. A mesma portaria instituiu os Grupos Técnicos de Segurança das Infraestruturas Críticas (GTSIC), com a finalidade de que aqueles proponham a implementação de medidas e ações relacionadas com a segurança delas.

Acesse o documento