Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança.
O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva da sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.
O ecossistema de segurança cibernética brasileiro é composto por atores de diversos setores, como privado, sociedade civil, militar, comunidade técnica e academia. Seus diferentes papéis e possibilidades de cooperação ainda estão em construção.
No diagrama abaixo é possível visualizar a pluralidade das instituições que integram esse ecossistema e do campo complexo no qual esses atores, assim como suas políticas setoriais e normas, estão posicionados.